Como anunciar empresa no Google sem ter um site?

Atualmente, se uma organização não está na Internet, é como se ela não existisse. Dito de outra forma: se você não aparece no Google, você não existe.

Como os atuais padrões de escolha de compra do consumidor com o marketing 4.0 migraram para pesquisas de revisão na Internet, o valor de estar em aplicações virtuais é imperativo, e ainda mais para aparecer nos resultados de pesquisa dos principais mecanismos de busca.

Fazer com que nossa empresa apareça nesses resultados de busca requer mais trabalho do que apenas ter um website ou perfis sociais. O grupo de técnicas que devem ser realizadas para consegui-lo, é chamado SEO (Search Engine Optimization) que envolve a otimização de uma seqüência de componentes em sua página web, para que estes sejam os delegados para se comunicar com os robôs do google e dizer-lhes em seu próprio idioma, qual conteúdo tem sua página, para que eles possam relacioná-la com a pesquisa que foi realizada, e decidir se devem mostrá-la nos resultados ou não.

Para exercer esta técnica, sugerimos contratar um especialista, pois embora não seja impossível, não é uma tarefa simples. Requer muita dedicação e saber o que jogar e onde jogar. Entretanto, existem componentes que afetam a função de aparecer nos resultados e que qualquer pessoa pode trabalhar sem ser especialista, ou mesmo sem ter uma página web.

Dica: Como anunciar no Google Ads
O que é Google Meu Negócio

Diga ao Google que você existe: Google My Business.

A primeira destas possibilidades é o Google My Business, este é um serviço gratuito que o Google fornece e se baseia na produção de um registro de sua empresa que inclui, além das revisões que seus clientes deixaram, as regras para chegar lá, o telefone e o horário de funcionamento, fotos que você carregou ou qualquer pessoa que o tenha marcado, e o mostra nos resultados de pesquisa do Google e no Google Maps uma vez que alguém digite o nome de sua empresa no mecanismo de pesquisa.

O resultado que será apresentado é uma caixa à direita contendo todas as informações que mencionamos anteriormente, mas os consumidores também poderão deixar comentários e avaliar sua empresa, você terá a possibilidade de mostrar fotos e agora também é possível fazer o upload de tours em 3D.

O melhor desta ferramenta, além de posicioná-lo, é que ela lhe dá estatísticas muito boas sobre como o encontraram, quantas vezes clicaram na chamada ou quantas vezes clicaram nas direções para o site. E ainda assim, ao fazer seu site oficial, no Google My Business você pode gerar gratuitamente, um site que você mesmo projeta de forma bastante fácil e intuitiva.

Para abrir uma conta e poder registrar seu negócio, você só precisa entrar aqui e seguir alguns passos simples, portanto é uma grande possibilidade para qualquer tipo de negócio.

Fale com o Google em seu idioma: Renomeie suas imagens.

A segunda opção para aparecer nos resultados da busca que não precisa de um especialista é renomear as imagens que compartilhamos em qualquer plataforma da Internet.

Os especialistas em SEO otimizam um número infinito de componentes nas imagens que nós mesmos não temos acesso uma vez que não as carregamos em uma página web, no entanto o que temos a possibilidade de fazer sem ser especialistas em nada, é modificar o nome que o documento tem por padrão de “DSC001.jpg” para “restaurant-typical-food-albacete”, se é isso que é mostrado na imagem ou o que queremos vender.

Ao fazer isso, estamos mencionando ao Google “em seu idioma”, o que é a imagem, para que seus robôs possam “vê-la” e julgar se ela se relaciona com o que um cliente colocou no mecanismo de busca, e assim mostrá-la ou não nos resultados da imagem. Se você não fizer isso, como o Google pode saber que uma imagem tão bonita de seu restaurante é um restaurante? Não poderia. Então, agora que você sabe, faça-o!

O mais relevante para realizar esta técnica é pensar na maneira como seus consumidores buscam seus serviços e colocam em suas imagens não só o nome de sua empresa, mas também:

  • o nome pelo qual eles estão procurando por você de forma técnica e coloquial,
  • mencionar a localidade ou território,
  • nomear os serviços prestados por sua organização
  • e tudo relacionado à sua empresa e aos interesses de sua pessoa compradora,

Desta forma, seguindo o exemplo anterior do restaurante de comida tradicional, outros nomes que você poderia usar nas imagens poderiam ser:

A forma como eles procuram seus serviços: “melhor restaurante em São Paulo”.

Os serviços que você oferece: “comida-japonesa-sao-paulo”, “japonesa-restaurante-sp”, “comidas-japonesas-são-paulo”.

Sabe, pelo que dizem que as pessoas se entendem falando, falem com o google na língua delas, e vocês verão como vocês também se entendem.

Otimize suas redes sociais

Em terceiro lugar, as redes sociais são a escolha que todos nós temos em mãos para aparecer no google, por isso a recomendação é que utilizemos a biografia dos perfis ou a especificação das páginas da organização para dizer ao google quem somos e o que fazemos.

A recomendação é usar suas palavras-chave na parte de informação do Facebook, em sua biografia do Instagram ou Twitter e em sua manchete e trecho do LinkedIn.

No entanto, renomear as imagens é a primeira coisa, mas agora adicionalmente cada uma das redes sociais permite que você coloque uma escrita alternativa nas imagens, que são geradas por padrão, pois possuem o propósito principal de estarem disponíveis para pessoas com desvantagens de perspectiva, no entanto, você mesmo pode escrevê-las, colocando aqui as palavras-chave com as quais você se sente atraído a se posicionar.

No Facebook, você pode fazer isso carregando a imagem do Creator Studio em seu computador. Você carrega a imagem, e nas possibilidades de versão, você tem na coluna da esquerda, a escolha de colocar o texto alternativo. Do telefone celular, não há escolha.

Na Instagram quando você carrega uma foto, na mesma tela onde você deve escrever a cópia da imagem, você verá na parte inferior as possibilidades de configurações avançadas, onde você terá a possibilidade de colocar este texto alternativo. Nesta rede social, adicionar o local também é uma boa dica a ser tomada.

No Twitter, ao carregar a imagem, você terá a opção ¨ALT¨ onde você poderá colocar um texto alternativo.

No LinkedIn, uma vez carregada a imagem do computador, você terá a escolha de colocar a escrita alternativa.

Cadastre-se em diretórios de reservas ou diretórios locais

A quarta escolha que temos que aparecer nos resultados da busca sem ter um website, e mesmo sem ter feito nenhuma das técnicas anteriores, é a mais simples: Registrar-se em diretórios de reservas ou diretórios locais, como por exemplo: Reservas, Trivago, Hotéis, Escapadarural, Clubrural, Yelp, Foursquare e qualquer outro similar para o seu ramo de atividade.

Estas plataformas lhe dão visibilidade porque além de terem campanhas pagas constantemente, são sites com alto tráfego, portanto o Google os considera importantes, portanto, mostrará em sua SERP (Search Engine Results Page ou página de resultados de pesquisa) os resultados envolvidos na consulta e se sua empresa estiver lá, já que você já entrou nas possibilidades do cliente interessado.

Uma das desvantagens destas plataformas, além da comissão que lhe cobram, é que elas o colocam bem ao lado de seus participantes, e a melhor alternativa que você tem para se destacar são as boas críticas, portanto, um serviço de compras memorável será continuamente sua melhor técnica para ter sucesso.

Cada uma destas são possibilidades alternativas para aqueles que ainda não têm um website e precisam existir no Google, entretanto, embora cada uma destas técnicas seja simples e eficaz, a melhor recomendação é ter seu próprio website, já que este é o principal instrumento de presença digital de uma organização, e os esforços que fazemos fora dele, têm que orientá-lo, já que é lá que realmente possuímos as informações que são criadas, e poderíamos ter ferramentas de apoio que nos permitam continuar vendendo, mesmo que fechem cada uma das redes sociais.