Os anúncios do Google valem a pena?

Absolutamente. Os anúncios do Google valem a pena porque oferecem uma maneira econômica para que empresas de todos os tamanhos alcancem um público alvo praticamente ilimitado. Eles são extremamente flexíveis e você pode começar, parar, pausar ou até mesmo ajustar suas ofertas a qualquer momento.

Não seria incrível poder clicar em um botão e fazer com que os consumidores cheguem a suas páginas web no preciso instante em que estão procurando por seu produto ou serviço? Infelizmente, não é tão simples assim. Entretanto, com as táticas certas de marketing digital, você pode inclinar as escalas a seu favor.

 No Guia Comércio, usamos SEO e PPC para ajudar nossos próprios consumidores a quebrar o som de um mercado digital inundado. Descrevemos então porque os anúncios do Google valem a pena e como eles têm o potencial de oferecer uma virtude competitiva até mesmo para as menores organizações. 

 Como funcionam os Anúncios do Google?

 O Google Ads, antigo Google AdWords, é uma das plataformas de publicidade pay-per-click (PPC) mais famosas do mundo.

 Praticamente, você escolhe palavras-chave específicas e licita sobre elas, dependendo da proporção de dinheiro que você está disposto a gastar por clique. Você escolhe palavras-chave que são palavras ou frases específicas que são comumente usadas em consultas de busca relacionadas ao seu produto ou serviço.

 Quando um cliente executa uma busca que tem suas palavras-chave, seus anúncios aparecerão acima dos resultados da busca orgânica nas páginas de resultados do mecanismo de busca. Isto aumenta muito seu potencial para atrair novos consumidores com base nos termos de busca e palavras-chave que eles digitam na busca do Google.

 Os anúncios da rede de busca também aparecem no Google Play, Google Maps, Google Images e até mesmo na guia Google Shopping.

 Além disso, com a Rede de Display do Google, você pode ampliar seu alcance com anúncios de display direcionados que seu público verá assim que navegar em seus sites favoritos, assistir a vídeos do YouTube, usar anúncios móveis e até mesmo verificar seu Gmail.

 Cada vez que um cliente clicar em seu anúncio, será cobrada a proporção de dinheiro que você licitar nessa palavra-chave (geralmente entre R$ 1 e R$ 3, mas pode ser muito maior em nichos bastante competitivos). E isso é o que há de bom nos anúncios do Google. Você só paga uma vez que alguém clica em seu anúncio, então é fácil acompanhar seu gasto com o anúncio.

 Por que os Anúncios do Google valem o dinheiro

 Todos nós entendemos que o Google é o mecanismo de busca mais popular e amplamente utilizado. Com 1,2 trilhões de consultas por ano, 3,5 bilhões de usuários diários e 40.000 buscas por segundo, é seguro dizer que os anúncios do Google oferecem um número basicamente ilimitado de oportunidades para os marqueteiros que buscam aumentar o conhecimento da marca e as vendas.

 A pesquisa do Google garante um público potencial sem precedentes que está ativamente tentando encontrar seus produtos, serviços e conteúdo. Além disso, os resultados são separados em 3 redes: descoberta, exibição e vídeo.

 Vamos nos aprofundar para ver porque os anúncios do Google valem seu tempo e dinheiro.

 1. A publicidade PPC fornece resultados mais rapidamente do que SEO.

 A maior diferença entre SEO e PPC é a proporção de tempo que leva para ver os resultados.

 Com os Anúncios do Google, você verá resultados quase imediatamente. A sério. Dentro de alguns minutos após a aprovação de seu anúncio, você poderá começar a receber novo tráfego.

 Para começar, basta colocar em sua lista de palavras-chave cuidadosamente pesquisada, definir sua oferta máxima e seu orçamento, e o tráfego poderá começar a fluir nesse mesmo dia.

 Com SEO, leva-se constantemente mais tempo para ver os resultados… às vezes vários meses. 

 Onde SEO é tudo sobre sustentabilidade a longo prazo, PPC é tudo sobre gratificação imediata.

 2. Potencial Ilimitado

 O Google Ads é um plano de marketing escalável com milhões de palavras-chave para licitar e novas palavras-chave sendo adicionadas todos os dias. Isto significa que seu público-alvo é basicamente ilimitado.

 Pronto para aumentar seu tráfego? Você já realizou uma campanha de PPC que lhe rende dinheiro? Aumente seus gastos diários para obter ainda mais cliques.

 Com os anúncios do Google, as palavras-chave são ordenadas de acordo com um sistema de licitação. Uma vez que você licite ao máximo, você pode aumentar sua posição. Portanto, se você estiver na posição 4, seus gastos aumentam e você terá a possibilidade de pular para a posição 2.

 O dinheiro faz o planeta girar e quanto mais alto você se classificar, mais tráfego e cliques você terá. Aumentar sua oferta possibilita que você atraia tantos clientes potenciais quanto seu orçamento permitir. 

3. Incrível rastreamento de desempenho e pesquisa

 O programa Google Ads é uma ferramenta gratuita que inclui pesquisas importantes e reveladoras. Ele permite que você teste facilmente sua cópia de anúncio e páginas de destino para maximizar o ROI, que é a chave para o sucesso de qualquer campanha de marketing digital.

 As estatísticas pay-per-click não só lhe dizem como seus anúncios estão se saindo, mas também recomendam mudanças que você poderia fazer para melhorar seus resultados. Elas lhe dizem tudo, desde o gasto médio por clique e posição do anúncio até a taxa de conversão… e muito, muito mais.

 Você pode ver rapidamente sua taxa de cliques (CTR), gastos por conversão (CPC), volume de pesquisa por palavra-chave, pontuação de qualidade do anúncio e categorização da posição do anúncio. É simples ver o que está funcionando, o que não está, e ajustar de acordo.

 Ligando seus anúncios do Google com sua conta do Google Analytics, você pode combinar os dados do PPC e da pesquisa orgânica. Todos esses dados têm o potencial de ajudá-lo a gastar seu orçamento de marketing de forma mais inteligente e conceder os dados para apoiar suas escolhas com a gerência sênior.

 4. Flexibilidade e controle

 Uma campanha de anúncios do Google pode ser interrompida em segundos ou pausada e reativada posteriormente sem penalidades. Esta flexibilidade permite que você mantenha um melhor controle de seus gastos de marketing e, como não há contrato ou prazo fixo, o dinheiro não é desperdiçado.

 5. 5. Fique à frente de seus participantes

 Independentemente do setor em que você está, sua concorrência tentará constantemente roubar seu tráfego e suas vendas através de SEO e PPC. No entanto, com os anúncios do Google, você pode ultrapassá-los aumentando sua oferta com as palavras-chave certas.

 Mencionemos que seus participantes superam seu desempenho no SERPS, investindo em SEO. Você pode aumentar sua licitação e superá-la com um plano inteligente de PPC.

 Ou, se eles continuarem a dirigir uma campanha de PPC, tudo o que você tem que fazer é fazer uma licitação superior para empurrá-los para baixo na classificação.

 Você não só pode usar a busca paga para afastar cliques e tráfego de sua concorrência, mas também pode direcionar esse tráfego para seu website. Essencialmente, você está roubando o tráfego deles e redirecionando-o para seu próprio portal na web.

 6. Nivelar o campo de jogo

 Muitas pessoas assumem que quem tiver o maior orçamento ganha, mas nem sempre é esse o caso. Na verdade, o Google prioriza a qualidade e a relevância ao decidir quais anúncios mostrar, assim como faz com os resultados da pesquisa orgânica.

 Para o Google, quanto mais relevante o anúncio for para a consulta do cliente, melhor será a experiência do cliente. E um cliente que tenha uma boa experiência é mais provável que continue a usar o Google como um mecanismo de busca. 

 Portanto, o Google considera a qualidade e a relevância dos anúncios tão importantes quanto o lance máximo por clique.  Assim, anúncios otimizados e de alta qualidade não devem licitar tão alto quanto os anunciantes que inventam anúncios mal elaborados, irrelevantes e de baixa qualidade.

 Obviamente, várias palavras-chave importantes serão mais caras do que outras (o setor financeiro é notoriamente caro), mas anúncios de maior qualidade têm o potencial de oferecer posições mais altas e custos significativamente mais baixos, mesmo para proprietários de pequenas empresas com um orçamento de marketing minúsculo.

 Eis como funciona em poucas palavras:

 Relevância + Experiência do cliente = Pontuação de qualidade.

 Lance máximo por clique + Pontuação de qualidade = Posicionamento do anúncio

 Assim, anúncios com a melhor combinação de Quality Score e CPC obtêm a melhor posição de anúncio.

 7. Os anúncios do Google continuam acessíveis em uma ampla gama de formatos

 O Google Adwords foi lançado originalmente em 2000, com anúncios rudimentares baseados em display. Embora vários dos ativos originais permaneçam em vigor hoje, os anúncios do Google agora oferecem uma série de propriedades destinadas a ajudar os usuários a atrair e atrair novos consumidores.

 Com recursos como links de lugares, prova social, segmentação de localização, extensões de anúncios e compra de anúncios para e-business, a plataforma agora oferece uma personalização impressionante e controle sobre a experiência publicitária.

 Formatos especiais de anúncios estão disponíveis para atender às necessidades especiais de vários setores, tais como hotéis, restaurantes e fabricantes de veículos. Além disso, os ricos ativos virtuais, como mapas interativos e imagens de alta resolução, podem ser aumentados.

 Independentemente de sua indústria, é provável que você descubra características projetadas para tornar seus serviços e produtos mais atraentes para seu público-alvo. E porque é o Google, você sabe que novos recursos e formatos estão sendo aplicados repetidamente. 

8. Clientes Potenciais Alvo Quando Estão Empenhados

Todos nós sabemos como funciona. Você está no mercado para um determinado produto ou serviço, então digite-o no Google, e ele vai se ramificando página após página de SERPs com os anúncios e websites mais relevantes para seu pedido estando na primeira página. Então, você clica no primeiro resultado que prende sua atenção e começa a fazer compras.

A maior vantagem dos anúncios do Google é que eles aparecem na parte superior da página de resultados da busca, antes da busca orgânica. Isso significa que você está alcançando seu público-alvo em um momento em que eles estão engajados e prontos para agir.

Os Anúncios do Google também lhe dão controle total sobre suas opções de direcionamento, desde termos de busca específicos até idade, localização e até mesmo passatempos e interesses.

Quando você escolhe as palavras-chave certas, licita a quantidade certa e cria um anúncio relevante e de alta qualidade, você pode estar bem na frente de clientes potenciais no momento exato em que eles estão no mercado para seu serviço ou produto.

9. Alvo preciso dos mercados locais e de nicho

Se você tem uma empresa local com presença on-line, o Google Ads lhe oferece uma fantástica oportunidade de alcançar clientes potenciais em sua comunidade local. Na verdade, 72% dos compradores que realizam buscas locais escolhem visitar uma loja a menos de cinco milhas de sua localização atual. Esse não é um número pequeno!

Com os Anúncios do Google, você pode ativar a localização e ramais de chamadas, exibir seu endereço e incluir um número de telefone clicável. Você pode até mesmo habilitar limites de alcance geográfico para focar em seu mercado local e evitar competir com marcas grandes e nacionais.

Se você estiver em um nicho de mercado, os Anúncios do Google também oferecem a vantagem de serem específicos por palavras-chave. Isto permite que você identifique seu público-alvo para que seu anúncio seja mostrado às pessoas certas, resultando em menor gasto com anúncios e maior geração de leads.

Aqui está um exemplo de como uma empresa pode usar a segmentação local e de nicho de mercado em seu benefício:

Digamos que sua empresa está em São Paulo, SP, e oferece serviços de desentupimento. Se você licitar em um termo de partida amplo, como “serviços domésticos”, você estragaria seus gastos com anúncios rapidamente com muito pouco para mostrar. Isso porque você estaria competindo com todos os que oferecem serviços domésticos, e não apenas em sua área local, mas também em todas as geografias.

Assim, você pode ver como licitar em um termo como “desentupidora em São Paulo” faz muito mais sentido. Você não só acabaria gastando menos dinheiro para publicar seu anúncio, mas também provavelmente veria uma taxa de conversão muito maior porque seus anúncios PPC estão direcionados a um nicho de mercado que está especificamente procurando o serviço que você oferece.

10. Fácil de controlar os gastos

Quando você cria uma campanha publicitária pay-per-click, você define parâmetros-chave que facilitam a definição de seus gastos. Você decide o que está disposto a gastar por clique, e você só é cobrado quando alguém clica em seu anúncio.

Para controlar seus gastos, basta designar um orçamento diário. O Google usará esse orçamento para calcular seus gastos ao longo de um mês. Você notará flutuações nos gastos de cada dia, mas no final do mês, seu gasto total estará dentro do orçamento que você definiu.

Anúncios do Google vs Anúncios do Facebook: Qual é a diferença?

Então, qual é a diferença entre os Anúncios do Google e os anúncios pagos do Facebook? Um é melhor do que o outro? Bem, depende realmente de seus objetivos comerciais.

Algumas empresas optam por executar tanto os Anúncios do Google quanto os anúncios pagos nas mídias sociais porque cada um deles oferece estratégias de direcionamento diferentes que se alinham com a funcionalidade de suas respectivas plataformas.

Ambos podem aumentar a visibilidade e a consciência da marca, impulsionar leads e vendas e ajudar as empresas a obter o melhor ROI para seus gastos com anúncios.

A diferença é que os anúncios do Facebook (muitas vezes chamados de social pagos) ajudam os novos clientes a encontrá-lo usando critérios que visam os usuários de acordo com seus hobbies, interesses e comportamentos on-line. É uma ótima maneira de aumentar a conscientização para um novo produto que não tem tráfego de busca estabelecido.

Por outro lado, o Google Ads ajuda você a encontrar novos clientes usando palavras-chave direcionadas para trazê-los ao seu site no exato momento em que eles estão prontos para fazer uma compra.

Qual é o lado negativo dos anúncios do Google?

Tudo tem um lado negativo, e os Anúncios Google não são exceção. Antes de tudo, não é fácil aprender como encontrar as palavras-chave certas. Você poderia facilmente perder muito dinheiro e tempo enquanto está aprendendo com muito pouco para mostrar. Se você não escolher as palavras-chave certas, seu anúncio pode ser visto pelas pessoas erradas… ou nunca ser visto.

Você também precisa aprender sobre palavras-chave negativas, como funciona a licitação, como criar anúncios impactantes e páginas de destino, e então estar disposto e capaz de investir tempo para monitorar seus anúncios e ajustá-los conforme necessário. Não é um conjunto e esqueça o processo.

E, não esqueça, uma vez que você pare de gastar dinheiro com os anúncios do Google, todos esses novos cliques vão embora. Com SEO, pode demorar mais tempo para ver os resultados, mas eles se acumulam com o tempo.

E, é por isso que muitas empresas escolhem combinar ambas as estratégias e trabalhar com uma agência de marketing como o Guia Comércio.

Faremos pesquisas com palavras-chave para encontrar as melhores oportunidades em sua indústria. Depois o aconselharem sobre quais palavras-chave são melhores para anúncios pagos e quais são melhores para SEO, com base em uma análise profunda de seus concorrentes e mercado alvo.

Este é o nosso negócio, e nossa experiência lhe poupará tempo e dinheiro, ao mesmo tempo em que aumentará seu ROI.

Vamos recapitular: Como se preparar para o sucesso com os anúncios do Google

Entrar às cegas é como jogar dinheiro pelo cano abaixo, então você tem que começar fazendo as pesquisas necessárias. Antes de começar a criar uma cópia do anúncio, faça uma parceria com uma agência de marketing digital para definir um orçamento, palavras-chave, grupos de anúncios e criar páginas de desembarque de alta qualidade.

Uma vez que seus anúncios estejam prontos e funcionando, preste atenção à sua análise do Google e ajuste sua campanha conforme necessário. Certifique-se de permitir o rastreamento de conversões para ajudá-lo a entender o que está funcionando e o que não está.

Se você está apenas aprendendo, é uma boa ideia ter uma agência de marketing digital bem informada para continuar a gerenciar seus anúncios e observar suas análises. Dessa forma, eles podem fazer os ajustes necessários e garantir que suas campanhas lhe tragam o máximo ROI para seu tempo e dinheiro.

O resultado final: Os anúncios do Google valem a pena?

Absolutamente. Os anúncios do Google valem a pena porque oferecem uma maneira econômica para que empresas de todos os tamanhos alcancem um público alvo praticamente ilimitado. Eles são extremamente flexíveis e você pode começar, parar, pausar ou até mesmo ajustar suas ofertas a qualquer momento.

O modelo de preços pay-per-performance é uma tremenda vantagem para pequenas empresas com um orçamento de marketing apertado. E, ter a capacidade de focar em cauda longa, nicho e palavras-chave locais permite que você evite competir com grandes marcas que têm enormes orçamentos de publicidade.

Embora estes nichos e palavras-chave locais possam não receber tantos cliques quanto termos mais amplos, eles são muito mais eficazes para conduzir conversões, e isso é o que realmente importa no final do dia.

No Guia Comércio, sabemos que as campanhas de PPC devem ser meticulosamente gerenciadas e monitoradas. Mas, elas valem totalmente a pena porque podem proporcionar um ROI incrível em um curto espaço de tempo. E, você não precisa apenas acreditar em nossa palavra. Temos os estudos de caso para provar isso.