Empresa de Criação de Site

A presença na Internet é um elemento cada vez mais importante para a maioria das empresas. Como mencionamos em artigos anteriores, o próprio fato de estar na rede não é garantia de nada, e somente um bom planejamento e estratégia de nossa ação digital nos permitirá ver um claro retorno sobre a publicação do conteúdo da empresa na rede, e nosso website será o centro desta estratégia na maioria dos casos.

Quando uma PME inicia sua presença na Internet, o primeiro passo geralmente é a publicação de seu website corporativo. Como com o resto das ações que podemos realizar na rede (redes sociais, blogs, publicidade, etc.), a criação e publicação do website requer um trabalho prévio para considerar o que queremos alcançar com nosso website.

Antes de iniciar o processo de criação do website, é necessário estabelecer quais funções ou objetivos ele deve cumprir. Estes dependerão muito de nosso modelo de negócios.

Por exemplo, se tivermos uma loja on-line, nosso website provavelmente visará a venda através dela, e isto determinará que tipo de website iremos criar.

No caso de sermos uma clínica odontológica, por outro lado, o que queremos é que nossa web seja muito corporativa e informe sobre os serviços e particularidades de nosso negócio, e gere contatos e compromissos.

DOMÍNIO: O começo de TUDO

 Uma vez determinados os objetivos a serem alcançados através do site, temos a possibilidade de iniciar o processo de construção. O primeiro passo, e bastante fundamental, vai ser a votação de um domínio para o site.

 Na funcionalidade do modelo empresarial, podemos querer que o domínio corresponda ao nome da organização, a fim de reforçar a marca.

 Em outros projetos, buscaremos domínios projetados para o posicionamento de palavras-chave em relação a nossos próprios produtos.

 Os objetivos e o tipo de organização nos guiarão em direção ao tipo de domínio que mais nos atrai.

 Outro elemento chave na seleção de domínios é a expansão do domínio.

 Se for viável e permanecer acessível, é aconselhável comercializar domínios com numerosas extensões primárias (.com e .es. acima de tudo) a fim de protegê-lo de prováveis novas compras de organizações com o mesmo nome ou projetos, mesmo que, no final, utilizemos apenas uma delas.

 Se quisermos focar nosso comércio somente na Espanha, como exemplo, é preferível que a expansão territorial como os .es para pontos de marca e posicionamento.

 Na situação em que queremos ser uma marca universal que alcance um público universal, será aconselhável escolher uma extensão de domínio genérico como .com que nos ajudará a um posicionamento mais amplo e um domínio mais genérico para os outros públicos não-nacionais.

 Além das extensões de nível superior, novos tipos de domínios como .flights, .restaurant ou .club, que seriam interessantes para ocupações específicas, começaram a ser comercializados nos últimos anos.

 Outro aspecto a ser considerado uma vez que selecionamos um nome de domínio são os pontos legais, já que não poderemos usar como marcas registradas de domínio ou que poderiam nos causar problemas.

 No final, é aconselhável utilizar um registrador de domínio confiável com garantias, e garantir que o domínio seja registrado em nosso nome, já que alguns registradores o fazem em nome de terceiros e isto pode levar a sérios inconvenientes no futuro. 

DESIGN E DESENVOLVIMENTO

 A implementação de um plano web pode ser dividida em 2 seções, que embora permaneçam bastante distintas, devem ser feitas juntas para que o plano seja bem sucedido.

 Nosso website corporativo deve adaptar seu design às metas estabelecidas. Por este motivo, o trabalho em grupo da organização com o web designer será fundamental e nos ajudará a expressar nossa imagem, filosofia e objetivos para os futuros usuários do mesmo.

 Em relação à parte técnica, temos a possibilidade de optar por um desenvolvimento personalizado, programado especialmente para nossas próprias necessidades, ou baseá-lo em um CMS (Content Management System), como existe entre os vários disponíveis no mercado.

 Esta segunda opção é bastante aconselhável, pois não só nos permite economizar custos em relação a um desenvolvimento a partir do zero, mas nos dará muito mais flexibilidade no futuro.

 O WordPress é o mais difundido no mundo, permitindo-nos todos os tipos de versões e atualmente já representa 25% de todos os websites na Internet e 40% das páginas web baseadas no CMS.

 TIPO DE PÁGINA

 Temos a possibilidade de optar por um website que consiste em uma única página de apresentação, nosso contato e poucas outras informações; entretanto, temos a possibilidade de visitar páginas mais complicadas, com numerosas páginas de navegação interior que suportam pontos mais extensos da empresa ou de seus produtos e serviços; como terceira opção, embora haja muitas mais, seriam páginas nas quais o marketing é aprimorado (comércio eletrônico) e há um catálogo de produtos com custos, escolha de marketing on-line, e assim por diante. Na maioria dos casos, nosso modelo de negócios determinará que tipo de site queremos, mas é essencial fazer a escolha certa.

 STYLE

 Referimo-nos a tudo que engloba o aspecto visual da página, com recursos-chave como sombras e cores, fonte, tamanho ou imagens. Aqui, o estilo da página deve refletir perfeitamente o discurso da empresa, o tipo de produto e serviço ou o público alvo. 

DE QUE HOSPEDAGEM EU PRECISO?

 Teremos que contratar um serviço de hospedagem ou hospedagem da página web de acordo com nossas próprias necessidades. Em muitas situações, as necessidades mínimas serão estabelecidas pelo inventor com o qual contamos para a implementação do plano, no entanto, deve-se considerar que durante a vida de nosso website, as necessidades de hospedagem têm a possibilidade de mudar.

 Se pretendemos apenas declarar um website com uma única página de apresentação e informações de contato, e não esperamos um enorme fluxo de tráfego, nossa hospedagem não exigirá uma enorme capacidade de energia, velocidade ou armazenamento.

 Na situação de termos um website com vários produtos, imagens e páginas para navegar, recursos como velocidade de carregamento e desempenho universal da página em todos os processos serão bastante essenciais para que o cliente tenha uma boa experiência de usabilidade, entre outros pontos.

 Com base nas informações que temos na web ou no grau de estabilidade e excepcionalidade que desejamos, devemos também pensar se precisamos de um servidor compartilhado com outros projetos ou organizações ou se queremos um servidor dedicado no qual somente as informações de nosso website estejam.

 Temos muitas possibilidades no mercado para escolher nossa hospedagem, mas devemos visitar as mais adequadas às nossas próprias necessidades. Aqui é essencial ter uma orientação ideal por parte de um profissional ou de uma organização especializada.

 PLANO DE COMERCIALIZAÇÃO

 Com todas as etapas anteriores feitas e a web online, ainda não temos quase nenhuma garantia de nada. O sucesso de nosso website e a realização de nossas metas dependerá, em parte importante, do marketing e do projeto digital.

 Fazemos referência a cada uma das ocupações estratégicas que marcaremos para nossa atividade na rede, nesta situação, aquelas em relação à página web. Em nosso projeto de marketing on-line teremos que ter em mente aspectos como o posicionamento, o monitoramento de tudo o que fazemos e a descoberta de melhorias, a publicação de conteúdo web em redes sociais ou campanhas publicitárias que realizaremos no Google Adwords, Anúncios do Facebook, Anúncios do Twitter e outras formas de promover nosso site e comércio.

 Qualquer projeto de marketing deve ser baseado em um ciclo contínuo de estudos e escolhas com base nos resultados:

 Analisar o caso

 Decidir os objetivos

 Ocupações do plano

 Medição de resultados

 Uma das principais vantagens do marketing on-line em relação aos meios mais clássicos é a capacidade existente para medir qualquer ação. Em um grau bastante fundamental, temos a possibilidade de diferenciar 3 níveis de ação em marketing on-line:

 POSICIONANDO

 Os mecanismos de busca como Google ou Bing se tornaram a forma pela qual a grande maioria dos usuários entra na Internet. Muito poucos digitam o endereço diretamente no navegador ou usam bookmarks ou favoritos. 

Portanto, se quisermos alcançar esses usuários, o fato de aparecer nos resultados de busca (SERP) desses usuários tornará nossa tarefa muito mais fácil.

 O potencial da web nos permite buscar nichos de mercado com públicos potenciais que temos a possibilidade de posicionar nas primeiras posições dos motores de busca.

 Há vários componentes que influenciarão o desempenho de nosso website nos resultados de busca (SERPS), mas geralmente eles podem ser divididos em 2 categorias:

 Fatores no local: envolvidos com nosso site

 Fatores fora do local: envolvidos com o resto da rede.

 Na primeira seção de componentes do site on site podemos encontrar coisas como a velocidade de carregamento do site, a qualidade e proporção do conteúdo, a composição da página web ou a qualidade do desenvolvimento técnico.

 Na segunda seção de componentes fora do site, pontos como o número e a qualidade dos links de outras páginas web ou sites de redes sociais são incluídos, e geralmente têm mais a ver com pontos de reputação.

 Após a publicação do site, teremos um longo caminho a percorrer para melhorar o posicionamento (publicação de conteúdo na web e blog, compartilhamento em redes sociais, links de entrada de outras páginas, etc.), porém, sem uma boa base técnica sobre a qual fizemos a web, o potencial para melhorar a SEO será menor.

 Se o posicionamento precisa de uma idealização prévia bastante fundamental e de um investimento a médio e longo prazo, a publicidade é uma forma de alcançar resultados em prazos mais curtos, no entanto, ela também precisará de uma boa organização e mudanças nas táticas mais flexíveis e adaptáveis.

 Atualmente existe um número infinito de canais na Internet através dos quais anunciar nosso plano e antes de realizar uma campanha é essencial estabelecer quais serão os melhores para atingir nosso público-alvo.

 Um exemplo disso poderiam ser as duas redes sociais mais relevantes: Facebook e Snapchat, com perfis de usuários bastante diversificados, devido ao fato de que, como a primeira é mais utilizada pelos usuários mais velhos e o ritmo mais lento de adoção tecnológica, a segunda é formada principalmente por mais perfis de adolescentes e mais adaptada às novas tecnologias.

 Para alcançar bons resultados nas campanhas publicitárias na Internet é importante fazer uma boa medição de todos os indicadores, e ser capaz de alcançar o nível mais alto para calcular o ROI de cada investimento, e adaptar as táticas e orçamentos das campanhas aos formatos e canais que funcionam melhor. 

REDES SOCIAIS

 As redes sociais se tornaram um canal chave para a promoção de nosso website, e elas têm que fazer parte basicamente de qualquer projeto de marketing.

 São canais que estão se tornando cada vez mais importantes e se nas gerações anteriores, como mencionamos na seção sobre posicionamento, o portal da Internet para a maioria dos usuários eram motores de busca, mais e mais usuários consomem conteúdo diretamente através das redes sociais.

 Um dos benefícios mais relevantes das redes sociais é a bidirecionalidade e transparência da mensagem e comunicação com nossos próprios consumidores, o que nos ajudará a interagir de perto com nossos próprios usuários, embora sem um bom planejamento, esta proximidade e transparência pode virar-se contra nós.