Guia para aprender a usar Google Ads para seu negócio

Se você é um empreendedor digital ou está apenas começando no mercado online, é bem possível que você já tenha ouvido falar sobre os anúncios do Google, mas como trabalhar com esta ferramenta?

Você quer saber tudo sobre anúncios pagos e como criá-los? Você está no lugar certo. Continue lendo este guia completo até o final para aprender tudo sobre esta ferramenta.

O Google Ads, anteriormente conhecido como Google AdWords, é uma ferramenta que surgiu no final dos anos 90, e ajuda sua empresa a aparecer de forma proeminente entre os resultados de pesquisa do Google. Isto lhe dá uma excelente chance de receber muitos visitantes em seu site.

Através dos Anúncios do Google, você aumenta as chances de que os usuários da Internet vejam seu negócio uma vez que eles buscam maneiras de resolver um problema. E isto permite que você exponha seu produto ou serviço como solução.

Dica: Como anunciar no Google Ads

Por que escolher os Anúncios do Google?

Os Anúncios do Google são o maior e mais conhecido sistema uma vez que nos referimos a anúncios patrocinados. O portal de hospedagem é o próprio Google, que recebe o maior número de visitas diariamente.

Além disso, os empresários que estão apenas começando têm a possibilidade de utilizá-lo, já que é viável anunciar investindo um custo bastante baixo e acessível.

Quais são os tipos de anúncios no Google Ads?

Existem 5 tipos de anúncios que temos a possibilidade de produzir nos Anúncios do Google.

Vamos falar um pouco sobre cada tipo, para que você possa escolher aquele que melhor se adapte às suas táticas de marketing:

  • Rede de Busca
  • Rede de Display
  • Google Shopping
  • Vídeo
  • Apps
  1. Rede de busca : Este tipo de anúncio é o correto para conseguir que os consumidores se interessem por qualquer produto ou serviço específico, ou seja, pessoas que buscam no Google uma determinada solução. Uma vez usado este tipo de anúncio, o Google exibe o seu nos resultados de pesquisa do cliente de acordo com a(s) palavra(s) chave(s) digitada(s) por ele(s).
  2. Rede de Display : É uma alternativa para os empresários que consideram anunciar seus anúncios em outros sites (notícias, por exemplo), ou hospedá-los em blogs. É essencial escolher sites interessantes para seu negócio a fim de obter prováveis consumidores que possam estar tentando encontrar o que você tem para dar. Este tipo de anúncio ajuda seu alcance, pois suas possibilidades permanecem disponíveis para os usuários que ainda não conhecem sua marca.
  3. Google Shopping : Este tipo de anúncio oferece aos usuários excelentes experiências. Ao pesquisar um produto, o Google mostra as possibilidades de produto do comprador em potencial de acordo com suas pesquisas e, desta forma, eles serão capazes de combinar marcas e seus custos. Se seu objetivo é produzir tráfego orgânico para seu website ou loja on-line, use tais anúncios sem medo. Seus produtos são apresentados como fotos com uma breve especificação, além do custo. O nome do comerciante também aparecerá ao lado de outras informações relevantes sobre a marca.
  4. Vídeo : Você já deve ter notado que os videoclipes na Internet são um formato muito bem sucedido, principalmente porque são uma forma prática de consumir conteúdo. É também o formato que cria o maior envolvimento. Ao construir um anúncio de videoclipes, você pode exibi-lo no YouTube ou em sites vinculados ao Google que lhe permitem anunciar neste formato. Neste tipo de anúncio, você pagará pelas observações que ele tem. Falaremos sobre os custos mais tarde.
  5. Aplicativos : O mais interessante sobre este tipo de anúncio é que ele não requer uma sequência de anúncios. O Google Ads utiliza suas ideias em seu ambiente publicitário, no qual cria campanhas em diferentes formatos e redes. O Google Ads testa várias modalidades escolhendo as que apresentam o melhor manuseio, sem a necessidade de testar cada uma das possibilidades. Além disso, automatiza os processos de acionamento da campanha, personalizando e segmentando de acordo com o desempenho dos anúncios.

Quanto custa usar os anúncios do Google?

A boa notícia é que você não precisará investir muito dinheiro para anunciar nos Anúncios do Google. Você pode conceituar um orçamento diário que se ajuste ao seu orçamento.

O valor que você pagará para anunciar nos Anúncios do Google dependerá da proporção de cliques que sua campanha receber, que é conhecida como CPC (custo por clique).

Isto significa que você pagará ao Google assim que os usuários clicarem em seus anúncios. Entretanto, você sabe que cada clique que você recebe significa uma chance gigantesca de um lead se tornar um comprador, certo? É por isso que é um investimento que vale a pena.

Vantagens da publicidade no Google

Como dissemos inicialmente, a probabilidade de conceitualizar um orçamento diário correto para anunciar no Google representa uma virtude gigantesca, além desses benefícios:

  • Você pode iniciar e desativar suas campanhas uma vez que pode, facilmente;
  • Como a campanha está ativa on-line, você tem a probabilidade de modificar o custo diário que gasta a cada clique de uma visita à web;
  • Você pode rastrear o ROI, o retorno sobre seu investimento, em tempo real;
  • Há diferentes procedimentos de pagamento disponíveis para que você possa pagar por suas campanhas.

Passo a passo para gerar sua conta no Google Ads

1. Criar uma conta no Google Ads

Primeiro, vá para o portal de anúncios do Google clicando neste link: https://ads.google.com. Na parte inferior da página, você pode escolher o idioma e o território onde você está localizado. Em seguida, clique em: Comece agora.

Acesse sua conta Google usando a mesma senha do seu endereço de e-mail. Uma janela irá aparecer com algumas informações sobre sua conta de anúncio que você precisa relatar:

Estes dados incluem tipo de conta (individual ou comercial), número de identificação, data de nascimento, nome comercial, endereço comercial, número de contato (opcional) e formas de pagamento.

Importante: ao definir o valor de seu orçamento, você notará que o Google estabelece um valor mínimo que você terá que aceitar para continuar com os próximos passos.

Aceite os Termos e Condições do Google Ads e clique em Registrar. Uma nova tela aparecerá mostrando que sua conta foi criada com sucesso.

2. Criar uma campanha

Agora, você está quase pronto para criar sua primeira campanha de anúncios do Google.

Clique no botão azul (+) para criar uma nova campanha:

Defina uma meta (objetivo) que você deseja atingir, pensando nesta questão: Por que estou criando esta campanha?

Se sua resposta é “vender um produto na Internet”, escolha Vendas como o objetivo.

Se você deseja convidar pessoas para se cadastrar em seu website ou para assinar seu boletim informativo, o objetivo de sua campanha deve ser Leads.

Se for para gerar mais tráfego para seu website ou blog, escolha Tráfego Web.

Neste caso, usaremos as vendas como exemplo. Depois de selecionar esta opção, vá para Continuar.

Defina o tipo de campanha (já os mencionamos anteriormente neste post). Você deve escolher aquele que melhor identifica sua estratégia de marketing e tipo de negócio. 

Por exemplo, vamos optar pela Pesquisa . Clique em Continuar .

Defina como você vai atingir seu objetivo. Aqui vamos escolher Visitas ao site .

Insira a URL do seu site e defina a conversão que deseja obter e acompanhar.

Agora, você deve instalar o código de conversão dentro de sua página da web. Você pode contar com o próprio Google para obter as instruções de instalação (imagem acima) ou pode executá-lo por conta própria. Escolha o modo de sua preferência clicando em Opções de instalação .

Na tela seguinte, dê um nome à campanha, defina as redes nas quais ela aparecerá: Pesquisas da Rede de Pesquisa  ou outros sites on-line Rede de Display , ou ambos.

Com o mouse, role a página e defina seu público-alvo.

Defina em qual(is) país(es) está localizado o seu público-alvo, podendo escolher todos os que considera importantes.

Determine as características do público interessado em seu produto ou serviço.

Você poderá excluir o público ou o segmento que não se encaixa em suas estratégias. 

Agora, é hora de escolher o idioma do navegador que seu público usa e você pode escolher quantos quiser.

Em relação às características do público, você pode pesquisar na web (usando as opções que aparecem) ou escolher entre as alternativas que o próprio Google exibe ao clicar em Pesquisar ou ainda aproveitar algumas das ideias que o Google Ads lhe oferece. a opção Procurar .

Conselho: não limite tanto o intervalo de pesquisa para não perder oportunidades de aparecer melhor no mercado. 

Agora, é hora de configurar o orçamento da campanha.

Decida o orçamento diário da campanha e como você vai gastá-lo, seja com cliques ou impressões. 

Se você deseja adicionar algum material publicitário ou mais informações relacionadas à campanha, pode fazê-lo no item: extensões dos anúncios 

Para finalizar, clique em Salvar e continuar.

3. Configure um grupo ou grupos de anúncios

Depois de configurar sua campanha, é hora de criar seus anúncios de público-alvo.

Pense no objetivo de cada anúncio e também nas palavras-chave que seus clientes em potencial pensarão quando estiverem pesquisando tópicos relacionados ao seu negócio. 

Defina um grupo dessas palavras-chave que representem ou se relacionem com cada grupo de anúncios.

Como você pode ver na imagem anterior, se você deseja criar um grupo de anúncios que tenha como público-alvo produtores digitais , escolha as palavras-chave relacionadas ao tema: produtor digital, produtos digitais, produtor de informações, curso online, criador de conteúdo, entre outros.

Em seguida, clique em Salvar e continuar 

4. Crie anúncios no grupo de anúncios

Crie os demais anúncios de acordo com suas estratégias de marketing, insira a URL do site que deseja anunciar e preencha os campos título 1, 2 e 3 com uma descrição atrativa para seu público.

Escreva uma breve descrição que aparecerá abaixo da linha vermelha (que leva ao URL) para tornar seu produto e site mais claros para seu público e seus clientes em potencial interessados ​​em saber mais.

Você pode visualizar um anúncio antes de publicá-lo. Se tudo estiver bem, clique em Salvar e continue .

Tudo pronto com seu grupo de anúncios e sua campanha em geral.

Clique em Publicar para ir para a página principal da campanha.

Nesta página você pode controlar as configurações da campanha, como ativá-la ou desativá-la).

A tabela a seguir fornece uma visão geral da campanha e seus resultados: número de cliques, impressões, taxa de cliques, orçamento diário, status, conversões etc.

Para interromper, ativar ou remover  a campanha, vá até a barra azul e escolha a guia Editar e depois a opção desejada.

Dicas sobre como usar palavras-chave em anúncios

  1. Palavras-chave juntas (em cada um dos idiomas que seu público fala ou usa como idioma de navegação) para ter mais maneiras de alcançar um número maior de indivíduos.
  2. Se você estiver fazendo um anúncio para convidar indivíduos a se inscreverem em seu site, blog ou newsletter, sugerimos que você use o nome de seu site ou empresa como uma palavra-chave. Desta forma, os algoritmos do Google identificarão seu negócio e mostrarão seu anúncio ao cliente assim que ele digitar o nome de seu site na barra de busca.

Crie uma boa copy para seus anúncios

Não faz sentido gastar dinheiro em anúncios se você não escrever um anúncio ideal para o público certo. Por esta razão, é importante que você estude sobre copywriting.

Leia este post sobre o assunto: Copywriting: o que é e como aprender a produzir textos que vendem.

Antes de escrever um anúncio, pense sobre as razões que os consumidores prováveis podem ter para querer comprar. Geralmente há 2:

  1. Uma necessidade ou problema que você quer resolver;
  2. Um desejo de conseguir algo que lhes dê uma vida melhor ou que os ajude a se destacarem em seu ambiente social.

Crie uma descrição curta e objetiva para que qualquer um de seu público-alvo possa lê-la e compreendê-la sem problemas.

Explique seu produto da melhor maneira possível e fale sobre a verdadeira transformação que ele tem o potencial de provocar na vida das pessoas. Use técnicas persuasivas que os levarão a querer comprar.

De modo geral, a explicação dos produtos deve atender a certos requisitos:

  • Atender a uma necessidade latente ou desejo em seu público-alvo;
  • Mostrar o custo do produto aos consumidores;
  • Se possível, expor ofertas limitadas que influenciarão a escolha de compra;
  • Uma solução ideal que o líder aceitará facilmente.

Exemplo:

Digamos que você fornece cursos de maquiagem on-line e quer declarar um curso que mostre como fazer maquiagem da maneira mais fácil. Um anúncio objetivo e resumido pode parecer assim:

Aprenda 30 estilos primordiais de maquiagem com 10 aulas + 70% de desconto até o dia 15/12.

Nos anúncios do Google você pode usar até 80 letras e números em sua cópia, e embora no início possa ser um pouco mais complexo, ao praticar você aprenderá a criar textos mais curtos e mais poderosos.

Seguindo nosso exemplo, temos a possibilidade de distribuí-lo desta forma:

Título 1: Aprenda 30 estilos de maquiagem

Título 2: fácil com 10 classes

Descrição: + 70% de desconto até 15/12

Esta cópia tem 79 letras e números.

Como você leu neste post, gerar anúncios precisa de análise e táticas para que você possa atingir seus objetivos de conseguir mais consumidores e aumentar suas vendas.

Utilizando os anúncios do Google, seu dia será mais simples e você terá a possibilidade de se organizar muito melhor.

Para ajudar você a aproveitar ao máximo seus recursos e planos, encontre este guia completo para gerar seu projeto de marketing.

Este post foi originalmente publicado no primeiro mês de 2018 e atualizado para conter informações mais completas e precisas.