Construção de Sites

 Estar na Internet é estar sempre em contato com diferentes websites. Seja para procurar entretenimento, seja para ler notícias e acessar informações, ou mesmo para olhar os produtos e comprá-los, os websites possivelmente fazem parte de sua vida diária.

 Mas você já pensou sobre o trabalho envolvido na construção de tais sites? Antes de chegar às suas mãos, o site passou por um processo monumental de idéias e desenvolvimento que você nem pode imaginar. É por isso que decidimos escrever este artigo para descrever um pouco todos os passos que são feitos para alcançar o objetivo de produzir um site bonito e estruturado.

 Tipos de sites

 No entanto, antes de descrever este processo, precisamos entender quais são os tipos de websites. Como cada um tem um objetivo, a maneira de fazê-los pode ser diferente ou o tempo para criá-los pode ser mais curto ou mais longo, dependendo do site. Por este motivo, é essencial conhecer os diferentes tipos.

Institucional

 Os sites institucionais têm a funcionalidade exclusiva de se comunicar sobre a empresa com seu público. Nesta situação, eles têm poucas páginas dentro e exploram a divulgação da natureza, tarefa, perspectiva, valores, endereços e contato da empresa. Geralmente, tais sites têm uma baixa ligação com ferramentas externas e seu conteúdo tende a ser estático ou sofrer pouca alteração de conteúdo. Eles tendem a funcionar como o cartão de visita da organização.

 Lojas on-line

 Lojas on-line ou e-commerces são sites que têm uma composição mais robusta: eles têm páginas de apresentação da organização, mas seu foco é a vitrine, ou seja, o marketing dos produtos da organização.

 Neste tipo de sites temos mais integrações, tais como o gateway de pagamento e os plugins logísticos. É possível precisar de integrações com ferramentas de geração de campanhas e também com APIs que se comunicam com os sistemas de controle de estoque do comprador, geração de faturas de marketing, entre outros. O controle de estoque pode estar dentro do próprio site, como é a situação com o plugin WooCommerce para sites WordPress.

 O desenvolvimento deste tipo de sites precisa de uma maior especialização da equipe que o desenvolverá e um maior envolvimento do comprador no processo de desenvolvimento total.

 Portais

 Eles funcionam como um “lugar de sítios”. Normalmente têm uma composição hierárquica que acrescenta outros locais – por exemplo, uma empresa que tem diferentes canais de marketing, para a indústria e o comércio varejista, ou que opera em diferentes segmentos empresariais, como educação, serviços e agricultura ao mesmo tempo.

 Os portais têm uma configuração mista com recursos institucionais misturados com outros tipos de sites, tais como sites institucionais, blogs, lojas e áreas de membros, diretórios virtuais, e assim por diante. Pode haver integrações nestes sites, mas como regra geral, a maioria das integrações permanecem nos sites agregados.

 Sites de mercado

 Os mercados são como um enorme supermercado, onde inúmeras lojas anunciam seus produtos, usando a composição e às vezes o nome de uma organização ou marca mais notória, como a Magazine Luiza, Mercado Livre, entre outras.

 Os mercados têm a possibilidade de ter construções radicalmente complicadas, com APIs para o consumo de seus consumidores (os comerciantes que vendem através do canal), uma área administrativa para esses consumidores entrarem em suas áreas separadamente uns dos outros, gerenciar as vendas e notificar esses vendedores, bem como a ligação com gateways de pagamento ou mesmo o uso de seus próprios gateways.

Como funciona a criação de um site na Mais Code?

 O processo de criação de um site normalmente começa com o pedido do comprador para posicionar sua marca ou seu negócio na Internet. Desta forma, ajudamos estes consumidores na construção de um site bonito e organizado, a seu gosto.

 Primeiro passo: conceituar as necessidades do comprador

 O processo de criação do site na Mais Code Technology começa com a definição do comprador do site a ser desenvolvido.

 No plano, a Mais Code pode ser solicitada para projetar o layout. Nesta situação, os acessórios do projeto participam de reuniões com o comprador para obter referências e necessidades, assim como outros insumos, como o manual da marca, se houver.

 Segundo passo: desenvolvimento do cybersite

 Após uma reunião entre as equipes técnicas e o comprador, na qual são utilizadas técnicas de entrevista para subtrair cada uma das necessidades do plano, assim como as funções e aderência, se necessário, começa a fase de desenvolvimento.

 Na fase de desenvolvimento, as equipes técnicas transformam as diretrizes do comprador, juntamente com o projeto determinado (o projeto pode ser desenvolvido dentro do processo, por Mais Code ou ocorrer já determinado pelo cliente) no produto final: o local.

 Este lapso pode durar de 4 a 6 semanas nos projetos mais simples. Dependendo das necessidades, funções, número de integrações, tipo de linguagem ou tecnologia utilizada, o prazo pode ser estendido.

Terceira fase: apresentação ao comprador

 Uma vez concluído o trabalho, é feita a apresentação ao comprador. Se houver algum ajuste, o equipamento atua para finalizar as notas demonstradas pelo comprador.

 Última fase: entrada de alimentos + entrega

 Após a aceitação, o site é alimentado com as informações enviadas pelo comprador e entregue juntamente com a apresentação da área administrativa para que o comprador seja independente em relação à ingestão de alimentos de seu site e de sua administração.

 Conclusão

 O processo de criar um lugar é trabalhoso, mas é continuamente gratificante ver o comprador feliz, com um lugar bonito, organizado e bem estruturado.