Como Anunciar no Google

Entender como anunciar no Google é essencial para que seus recursos beneficiem os esforços de marketing de sua empresa. Conheça as principais soluções gratuitas e pagas para o sucesso neste trabalho. 

Para aqueles que permanecem pouco ou nada familiarizados com o planeta do Marketing Digital, saber anunciar no Google e usar o famoso mecanismo de busca como parte das táticas parece estar fora de sua realidade.

 Entretanto, este não é o caso, e por uma simples razão: A tarefa do Google é “acomodar informações de todo o mundo para que elas sejam universalmente acessíveis e eficazes para todos”.

 Isto significa que o Google trabalha repetidamente para dar mais e melhor informação a seus usuários, oferecendo até mesmo certos atalhos para minimizar o esforço de pesquisa.

 Em conclusão, se houver um cliente procurando uma empresa, por menor que seja, o Google investirá todos os seus recursos e resoluções para ajudá-los. Nesta história, o vencedor é também o empresário, que ganhará outro comprador potencial e, obviamente, terá acesso a inúmeras ferramentas e táticas para atrair consumidores.

 Neste post, abordaremos as possibilidades de anunciar e destacar uma empresa no Google, começando por aquelas que não precisam de investimento para os anúncios da Rede de Display Network. Confira.

 1. Use táticas de marketing de conteúdo e SEO

 Uma das estatísticas encontradas na pesquisa Content Trends 2018 mostra o valor de investir em táticas de Marketing de Conteúdo no Google.

 De acordo com ela, 86,7% dos entrevistados mencionaram ter encontrado respostas e informações para suas consultas através da pesquisa orgânica da ferramenta.

 Em outras palavras, ter um conteúdo otimizado e de qualidade para estar nos primeiros resultados da pesquisa orgânica é decisivo para satisfazer quase 90% dos consumidores potenciais.

 E tendo em mente que, entre as muitas razões pelas quais os outros 13,3% não encontram suas respostas nos resultados da pesquisa orgânica, ainda temos organizações que simplesmente não inventam conteúdo, o valor do Marketing de Conteúdo torna-se ainda mais evidente.

 A questão é: o que poderia ser ter um conteúdo otimizado e de qualidade? As respostas estão nos pilares do marketing de conteúdo e otimização dos mecanismos de busca (SEO).

 O que é marketing de conteúdo?

 Entre as principais ferramentas de marketing digital, há uma focada exclusivamente na produção de conteúdo para blogs, websites e outras interações com consumidores, tais como posts em redes sociais, e-books oferecidos, e assim por diante.

 O comportamento da população de hoje é bem diferente do comportamento do passado. Enquanto no passado eles não tinham outra escolha senão aceitar anúncios que interrompiam suas interações com o conteúdo impresso, áudio e vídeo, hoje eles têm a opção de simplesmente abrir mão desse canal e procurar outro.

 Com isto em mente, é necessário gerar conteúdo capaz de fazê-los ficar, voltar para mais informações, compartilhar e sentir que a organização ou profissional é a autoridade máxima no que diz e dá.

 Para isso, o marketing de conteúdo utiliza diversas táticas para otimizar as inter-relações e as informações transmitidas aos consumidores. 

Personalização

 Para gerar descrições em um cybersite e em posts de blogs e redes sociais, você deve dialogar diretamente com as pessoas que continuam interessadas nesse tipo de produto ou serviço.

 Desta forma, é criada uma persona, que é uma representação semi-ficcional dos prováveis consumidores de uma empresa. Se uma organização vende uma linha de cosméticos orgânicos, ela precisa se comunicar com aquelas pessoas que têm os mesmos valores e interesses.

 Usar o indivíduo como inspiração para uma peça de escrita ou conteúdo personalizado o tornará muito mais personalizado, e a experiência de leitura será otimizada.

 Funil de vendas

Falando de experiência e reminiscência dos anúncios que interrompem programas de televisão e reportagens em revistas, o marketing de conteúdo também estabelece que a oferta de um produto não pode ser feita de forma abrupta e sem ambiente.

Isto cria um funil que determinará a fase de conscientização na qual o potencial comprador se encontrará.

Na atração, uma enorme proporção de dados sobre o mundo do personagem é colocada para que o suspeito, o público alvo desta fase, se identifique. É aqui que ele encontra uma necessidade ou um problema.

 A próxima etapa é a etapa de meditação, onde o conteúdo feito introduz as resoluções que têm o potencial de oferecer a essa necessidade ou problema. Desta forma, entre os suspeitos, alguns chegam à conclusão de que não se trata de sua realidade, e outros avançam no funil para obter mais informações, tornando-se pistas.

Finalmente, a última fase é a fase de escolha, na qual, desta vez, o conteúdo tem como objetivo demonstrar os benefícios e diferenciais dos produtos e serviços da empresa para resolver o problema.

Em cada uma destas fases, o cliente potencial é quem estabelece o ritmo até a fase de escolha, e também define se tais informações são importantes ou não para sua realidade.

Com este compartilhamento, o cultivo do conhecimento do chefe é feito de forma lenta e afável. Exemplificando, para:

  •  criar intertítulos para ordenar a escrita;
  •  fornecer links para outros materiais;

 usando palavras-chave que apóiam a pesquisa do Google, que é também onde a SEO entra em jogo.

 Como funciona o SEO?

 As técnicas de SEO visam tornar a escrita mais legível para o cliente e, é claro, apelar para o algoritmo do Google, que define a ordem na qual os resultados da pesquisa para a palavra-chave ou termo de pesquisa serão apresentados.

 Assim, se a tática do funil de vendas foi planejada para atrair potenciais consumidores interessados em desodorantes orgânicos, este termo pode ser explorado para a construção de um conteúdo que obedece ao pedido entre atração, importância e escolha.

 Palavras-chave também podem ser adotadas na composição do site e do blog, como na especificação das imagens, no meta título – que é o que é destacado nos resultados da busca – e na meta explicação, que vem logo abaixo, descrevendo parte do conteúdo.

 Para fins de priorização no algoritmo do Google, alguns comentam que, no momento, eles não são importantes. Entretanto, deve-se lembrar que eles organizam a consulta de busca do cliente do mecanismo de busca e, portanto, continuam a contribuir para a experiência de leitura.

 Sabendo quais termos de consulta são os mais utilizados pelo líder empresarial, é viável gerar um calendário de publicações periódicas que informem ao público sobre os benefícios e o motivo para contratar ou comercializar um produto daquela empresa.

 A freqüência e o sucesso desta tática tem o potencial de elevar a empresa ao status de uma enorme autoridade sobre o assunto, ter uma enorme quantidade de visitas de potenciais consumidores em seus domínios e, é claro, criar oportunidades comerciais. Em conclusão, os funcionários têm a capacidade de fazer tudo isso de graça internamente. 

2. Saiba como usar o Google Adwords em favor de seu negócio

 No entanto, como você sabe exatamente quais palavras-chave correspondem aos termos de busca mais utilizados pelos clientes potenciais? O Google Adwords pode contribuir para responder a esta pergunta, assim como para a compreensão do indivíduo.

 Saber quais são as consultas comuns de um potencial comprador permite ao gerente saber que perguntas os usuários do Google estão fazendo a si mesmos uma vez que estão buscando respostas e resoluções.

Se um proprietário quer modificar a casa de seu cão e vive em São Paulo, um dos prováveis termos de busca será: “casa do cão em SP”, não é?

 Desta forma, com o Google Adwords, é possível avaliar se esta palavra-chave tem um volume ideal de pesquisa e competição, ou seja, se outros domínios, sites e blogs também continuam a usá-la para posicionamento.

 Se for decisivo para a profissão, juntamente com outros termos de busca envolvidos, pode ser feita uma oferta para que o blog ou site da organização seja destacado na busca. Nesta situação, ele é mostrado bem ao lado do título do conteúdo que estamos falando de um anúncio.

 Este tipo de investimento é fundamental para atrair públicos com os mesmos interesses, levar a empresa e seu nome a resultados que privilegiem a concorrência e a robustez da tática de Marketing de Conteúdo.

 Se um comprador está à procura de alimentos orgânicos, ele também pode estar interessado em desodorantes orgânicos. Entretanto, o simples fato de patrocinar o termo-chave sobre alimentos e levá-los para produtos de limpeza pode produzir uma má experiência para o alvo.

 É melhor primeiro gerar conteúdo otimizado que ligue os dois ideais e valores, tais como artigos de blog com produtos orgânicos e alimentos que podem ser comprados on-line, por exemplo.

 É um conteúdo de interesse, que pode ter o termo-chave e a menção do desodorante na escrita, sem uma apresentação abrupta.

 Com o Adwords, também é viável expor o conteúdo na Rede de Display.

 A Rede de Display do Google funciona em espaços para anúncios nos sites internos da organização, como o YouTube e seus aliados, de uma forma que está relacionada com as buscas atuais dos usuários.

 Desta forma, se um cliente pesquisou recentemente informações no Google sobre “bota preta feminina”, uma vez que ele continua sua navegação e entra em um dos sites da rede de parceiros da organização, ele será surpreendido por um anúncio personalizado, que o lembrará de sua pesquisa existente e onde concluí-la.

Isto funciona através de uma seqüência de componentes estratégicos, tais como:

  • tagueamento do usuário, que obtém sugestões de produtos de acordo com suas pesquisas atuais no Google, também chamadas de remarketing;
  • formato visual, com imagens do produto e até mesmo o logotipo da loja para identificação instantânea;
  • sites relacionados, pois, como a rede de parceiros do Google é enorme, é possível conceituar aqueles que são mais parecidos com o conteúdo a ser anunciado.

 3. Aposta no Google Adsense

Adsense trabalha registrando websites para receber anúncios da Rede de Display do Google Adwords. Desta forma, para cada clique criado em seus domínios, uma parte é paga a seu gerente.

Os editores de conteúdo são os principais interessados, porém uma loja pode permitir adicionalmente anúncios para serviços e produtos envolvidos com seu comércio, porém não em concorrência.

Um açougueiro de carnes finas, por exemplo, pode assegurar uma renda com o Adsense liberando espaços para produtos envolvidos com cozinha e cervejarias.

 4. Invista no Google My Business

 Como táticas de Marketing de Conteúdo, o Google My Business também é gratuito e permite ao gerente personalizar a forma como seu negócio será visto no mecanismo de busca, seu horário de funcionamento, contatos e exibição no Google Maps.

O recurso também permite que o gerente faça perguntas aos usuários e receba avaliações de seus produtos e serviços.

A empresa pode inserir fotos de seus produtos e serviços, uma lista que exemplifica o tipo de negócio que desenvolve, perguntas comuns, respostas a elas, vídeos, pesquisas e muito mais.

Na situação de um restaurante, por exemplo, o Google My Business sugere se o estabelecimento está aberto no momento da consulta, a classificação de outros usuários, comentários sobre a comida, o serviço, bem como links para saber como chegar lá, a hora em que o local está mais lotado e outros dados que possam contribuir para a experiência do comprador. 

O uso regular do Google My Business também garante que as edições sejam feitas pelos administradores, afinal de contas, o Google permite que outros usuários adicionem ou alterem informações.

Além disso, assegura uma gestão regular da interação, com o estudo das impressões dos consumidores, o reconhecimento de elogios e, obviamente, a oferta de resoluções para reclamações.

Cada uma dessas ferramentas pode ser utilizada de forma complementar, garantindo que a presença on-line da empresa seja cada vez mais reforçada como suporte às atividades de marketing e vendas presenciais.

As Tendências de Conteúdo mencionadas no início deste post fornecem um último dado que afirma o valor de investir em atividades de Marketing de Conteúdo porque, de acordo com seus resultados, mais 3,7 leads são criados com suas atividades.

Conhecendo cada uma das potencialidades de cada solução, a conclusão óbvia é que cada uma delas tem a possibilidade de proporcionar benefícios e produzir oportunidades para a organização.

Assim, além de saber como anunciar no Google, é importante melhorar a perspectiva estratégica do marketing digital e de conteúdo. Saber quais componentes classificam um conteúdo de forma orgânica permite ao gerente saber quais palavras-chave escolher e conquistar nos leilões de Adwords, por exemplo.