Publicidade no Google: anúncios para que seu negócio seja notado online

A publicidade no Google é um modelo de publicidade que torna possível inserir anúncios nos resultados do Google após a pesquisa de um cliente através de palavras-chave. Ele funciona através de um sistema chamado Google Ads, que faz parte do que é conhecido como SEM (Search Engine Marketing).

Como funciona o Google Ads

O gerenciamento do Google Adwords é bastante simples e foi projetado para que pessoas sem conhecimentos monumentais de marketing possam implementar campanhas publicitárias eficazes na Internet através do Google Ads.

Basicamente, estamos falando em escolher uma seqüência de palavras-chave e segmentar os usuários de acordo com o perfil que mais nos interessa, de modo que, uma vez que uma pessoa faça uma pesquisa no Google com algumas palavras-chave relacionadas ao nosso site, marca, empresa, comércio, produtos ou serviços que oferecemos, nosso anúncio aparecerá.

Os anúncios do Google Anúncios, geralmente escritos, aparecem na página de resultados de busca do Google (SERP) de forma diferente dos resultados naturais ou orgânicos na parte preeminente, à direita ou na parte inferior da tela. Eles também têm a possibilidade de aparecer como imagens, banners, vídeos ou textos em páginas web semelhantes ao Google, em uma região chamada Rede de Display.

 Principais vantagens da publicidade no Google

  • O anunciante pode realmente restringir as palavras-chave para as quais ele quer que seu anúncio apareça, assim como o perfil do cliente. Em outras palavras, ele permite uma rigorosa segmentação de nosso público-alvo e do tempo de aparecimento dos anúncios.
  • Normalmente, o anunciante só paga uma vez que o cliente clica no anúncio, o que é conhecido como pay per click (PPC) ou custo por clique. Além disso, um pagamento por impressão ou outros procedimentos podem ser contratados.
  • O alcance dos anúncios do Google é normalmente bastante alto.
  • Ele torna possível acompanhar campanhas em tempo real: cálculo efetivo do retorno do investimento (ROI), para saber quais anúncios têm maior alcance, em que momento são mais efetivos, de onde os usuários clicam em nossos próprios anúncios, etc. 

Como fazer a remarketing com os anúncios do Google

Além dos benefícios mencionados acima, uma das características mais poderosas do Google Adwords é que ele permite a remarketing ou redirecionamento, um sistema baseado na construção de anúncios personalizados destinados às pessoas que já visitaram nosso site ou conteúdo similar em algum momento.

A ferramenta Google Adwords permite a implementação de campanhas com 3 tipos diferentes de remarketing: 

  • Remarketing de display: É o sistema mais utilizado e estamos falando dos banners que temos a possibilidade de ver na parte superior, inferior ou lateral das páginas web.
  • Remarketing de pesquisa: Torna possível fazer remarketing nas próprias buscas do Google.
  • Remarketing no YouTube: Anúncios inseridos no YouTube que aparecem antes do vídeo que o cliente deseja assistir e que podem ser pulados após 5 segundos de transmissão, mas não antes, o que “força” o espectador a assistir pelo menos o início do vídeo.

Embora, como já dissemos, a publicidade no Google através do Adwords seja fácil de realizar, na prática é necessário escolher muito bem as palavras-chave, bem como segmentar nosso público alvo para garantir a produtividade. Por esta razão, às vezes pode ser interessante ter a orientação de um consultor especializado.

No entanto, a fim de tornar o nosso website, produtos ou serviços o mais eficaz possível, devemos levar em conta os sistemas de pagamento (SEM) não como um substituto para as ocupações de posicionamento orgânico (SEO), mas sim como um plano complementar.