Como Divulgar no Google Shopping?

Os números não mentem. Cada vez mais espanhóis ousam comprar todos os tipos de produtos através de seus telefones celulares em diferentes lojas on-line. Você tem um? Então é hora de aproveitar ao máximo o Google Shopping.

E não se preocupe, porque vamos explicar o que é o Google Shopping e como ele funciona para que você também possa se beneficiar de suas vantagens e obter mais vendas em seu comércio eletrônico.

Prontos? Vamos começar!

O que é o Google Shopping?

Google Shopping é um serviço oferecido pelo mecanismo de busca para que os usuários possam encontrar facilmente o produto que lhes interessa e comparar preços.

Por exemplo, imagine que você precisa comprar alguma “chuteira society“. Ao simplesmente digitar estas palavras-chave na caixa de busca, o Google mostrará algumas delas no topo e, se você clicar na aba chamada “compras”, você terá a oportunidade de expandir seus resultados.

Se você notar, estes são anúncios patrocinados, ou seja, para aparecer no Google Shopping você terá que preparar uma campanha publicitária, exatamente como quando você usa os anúncios do Google.

OK, mas o Google Shopping é o mesmo que o Google Ads?


Não. Embora ambas as ferramentas pertençam ao Google, o formato e a operação são diferentes.

No Google Shopping seu produto aparece como se fosse uma listagem, com imagem, nome, preço, loja e envio, enquanto que no Google Ads os anúncios são apenas em formato texto e vêm com a etiqueta “anúncios” em vez de “patrocinado”.

Na imagem abaixo você pode ver um exemplo com a busca “tenis azul“. Os primeiros resultados são do Google Shopping e o abaixo é do Google Ads.

Além disso, como mencionamos anteriormente, a maneira como eles trabalham é diferente. Tanto os anúncios do Google como o Google Shopping fazem parte das campanhas SEM, mas nos anúncios que você licita para aparecer sob certas palavras-chave e no Google Shopping você licita por produto. Entretanto, você tem a possibilidade de acrescentar palavras-chave negativas, ou seja, palavras para as quais você não quer ser encontrado.

Como se inscrever no Google Shopping?


Se você estiver interessado em começar a anunciar no Google Shopping, preste atenção, pois nós lhe diremos os passos que você deve seguir para ativar sua conta.

Etapa nº 1: Acesse o Console de Busca do Google

A primeira coisa que você precisa fazer é verificar seu site com o Console de Busca do Google. Para fazer isso, vá para o site do Console de Busca, clique em “começar agora” e adicione sua URL na opção chamada “prefixo URL”.

Em seguida, escolha “carregar um arquivo HTML em seu site” e em “outros métodos de verificação” clique em “arquivo HTML”.

Claro, há mais opções para verificação, mas esta é uma das mais fáceis, porque você só precisa copiar a meta tag que lhe é dada (sem as aspas) em sua loja e depois salvar as mudanças.

Etapa nº 2: Acesse o Google Merchant Center

Uma vez que você tenha verificado sua loja, você precisa se inscrever no Google Merchant Center.

Para isso, entre na ferramenta e faça o login com sua conta Gmail. Aqui é ideal que você use o mesmo que no Google Ads. Desta forma, tudo será unificado e você será capaz de ligar facilmente Anúncios e Mercadoria. Em seguida, preencha todas as informações solicitadas (nome, url, idioma…).

Depois é hora de começar a trabalhar e carregar o chamado feed de dados, ou seja, um arquivo, geralmente em .txt ou .xml, com as informações sobre seus produtos (preço, descrição, nome, modelo…). Isto é fundamental, porque os dados que você adiciona são os que o Google Shopping irá utilizar, por isso é importante que você seja rigoroso.

Se você tem poucos produtos, será muito fácil criar um Excel, mas se você tem muitos, as coisas ficam mais complicadas. Além disso, lembre-se que se você fizer alguma mudança, por menor que seja, você terá que atualizá-la em seu arquivo. Então, como você pode economizar tempo e possíveis dores de cabeça? Muito simplesmente, usando um plugin.

Por exemplo, se você usa o Woocommerce, recomendamos o WooCommerce Product Feed, enquanto que se você tem uma loja on-line Magento, você pode experimentar o Simple Google Shopping. E com o Prestashop? O módulo Google Merchant Center.

É claro que existem inúmeros plugins que podem ajudá-lo a preparar sua alimentação de dados, embora estes sejam os mais populares.

Neste ponto, um último conselho: verificar periodicamente se tudo está correto para que não haja erros. Para fazer isso, basta acessar sua conta do Google Merchant e selecionar a guia “diagnósticos”.

Etapa #3: Vincular Google Ads e Google Merchant

Para vincular ambas as contas, basta clicar na seção “configurações” do Google Merchant e ir para “adwords”. Lá você só tem que adicionar seu ID de conta no Google Ads e clicar em “link”.

Passo #4: Entre no Google Ads e crie sua primeira campanha

Você quer lançar anúncios no Google Shopping? Acesse sua conta no Google Ads, clique na aba “+ campanha” e depois em “compras”.

Você terá então a opção de nomear sua campanha, incluir o país de venda e adicionar o orçamento que você deseja gastar e o custo por clique. Mais informações estão disponíveis no centro de ajuda do Google Ads.

Pronto para começar a usar o Google Shopping para aumentar suas vendas? É claro, não se esqueça de trabalhar seus títulos corretamente, incluir uma foto atraente, de boa qualidade que não seja pixelada ou usar palavras-chave negativas para otimizar seus resultados. Por exemplo, imagine que você vende sapatos para um público com alto poder aquisitivo. Talvez uma de suas palavras-chave negativas possa ser “barato” ou “econômico”.

E, se você precisar de ajuda, o Guia Comércio ficará feliz em ouvir suas necessidades e preparar uma estratégia para fazer suas campanhas SEM com o Google Ads e Google Shopping bem-sucedidas. Lembre-se que somos um Parceiro Google, por isso sabemos como trabalhar para fazer suas conversões disparar e chegar às pessoas que realmente lhe interessam.