Criação de Site: 5 etapas para construir o Site de sua Empresa

A criação de site é a fase mais relevante de um plano de Marketing Digital. Para que você saiba como gerar um para sua empresa focado em resultados comerciais, continue lendo este post.

Uma vez que uma organização é exposta para expor novos meios de prospecção de negócios, o digital não pode ficar de fora. Para começar, você precisa saber como funciona o processo de criação de site, seja a partir do WordPress ou de outro CMS.

De fato, embora atualmente existam algumas plataformas capazes de gerar sites em poucos cliques no conhecido procedimento de arrastar e soltar, existem pontos de vista que devem ser considerados para que o site se torne um representante intenso de sua empresa e nós levantamos aqui neste artigo os primordiais:

Devemos seguir em frente?

Qual é o valor da criação de site para as empresas?

Para realizar um plano de Marketing Digital, é necessário implementar atividades nos canais online nos quais seu público está inserido. Estes canais são muito diferentes: blogs, redes sociais, e-mails, entre outros. No entanto, o principal é o site.

As táticas digitais devem estar relacionadas com seus objetivos comerciais, tanto qualitativos quanto quantitativos. Uma vez que falamos de parte, nos referimos às oportunidades de marketing que seu site pode oferecer.

Mesmo que seu cibersite não seja uma loja on-line, é viável produzir renda através de um site institucional na web, como exemplo. O fundamental é que os conteúdos ali gerados são importantes para as pessoas que os acessam.

Para isso, é necessário que seu site tenha uma boa visibilidade on-line, ou seja, que esteja presente entre os primeiros resultados dos mecanismos de busca como o Google. Em outras palavras, é bastante difícil, porque você deve conhecer bem as técnicas de SEO e aplicá-las.

Desta forma, quando indivíduos pesquisam na Internet digitando termos específicos (que chamamos de palavras-chave) e encontram seu site, maiores são as chances de que uma seção deles se torne consumidor.

Nesta modalidade, seu cibersite começa a criar as oportunidades comerciais que sua empresa deseja conquistar. Portanto, é essencial que você tenha CTAs em aspectos estratégicos que convidem os visitantes a comercializar seu produto (se sua oferta for um simples marketing) ou a dialogar com um assessor comercial (se for um marketing complexo).

O que é necessário para ter um site?

Antes de iniciar o processo de criação de um site, você precisa fazer 2 compras: o domínio e o servidor. Vamos ver qual é o valor de cada um.

O que é o domínio de um site?

O domínio é a URL que deve ser digitada na barra de endereço para entrar em seu site. Por exemplo, o domínio Guia Comércio é guiacomercio.com.br, portanto, toda vez que alguém entra nele no navegador, ele tem acesso ao conteúdo do site.

A votação de domínio é fundamental em sua organização digital, porque ela tem que ter uma conexão com sua empresa, de preferência com o mesmo nome que você tem.

Para saber se este nome está disponível, você pode recorrer a sites como o RegistroBR que dá a comercialização de domínios .com.br ou outros que vendem domínios .com como, por exemplo, GoDaddy.

Eles têm em sua página principal uma barra de busca para verificar se o nome que você deseja oferecer ao seu site está disponível para compra.

O que é o servidor de hospedagem de um site da Web?

O domínio é o comando que dá acesso ao site, mas todo seu conteúdo tem que ser armazenado em qualquer lugar da web, certo? É para isso que serve o servidor de hospedagem.

Consequentemente, todo o seu conteúdo textual, imagens, vídeos, arquivos e similares são armazenados lá. Assim como o domínio, a contratação também é anual e os custos dependerão do tipo de hospedagem que toma seu lugar. Basicamente, existem 2 tipos de hospedagem: compartilhada e dedicada.

A hospedagem compartilhada, como seu nome sugere, dá um lugar na web que você compartilha com outros usuários, sendo uma escolha possível para sites iniciantes que ainda não recebem muito tráfego. A hospedagem dedicada, entretanto, oferece um lugar só para você, sendo a alternativa certa para os sites que já recebem muitos visitantes.

Qual é o processo de construção de sites para empresas?

É importante que o site tenha a identidade de sua organização. Por esta razão, é comum que os empresários recorram a um programador que possa desenvolvê-lo com base neste critério. Nesses casos, o processo de construção do site geralmente tem as seguintes etapas.

Etapa 1: atendimento ao cliente

O primeiro passo é o serviço, ou seja, o contato com a pessoa responsável pela criação do site. Nesta reunião, você deve informar sobre as necessidades de sua profissão que devem saciar o site para que o desenvolvedor consiga indicar-lhe o trabalho e o orçamento mais corretos.

Etapa 2: construção

Então, a construção começa. Se falarmos de um site WordPress, você precisará escolher um modelo que servirá como base. Há possibilidades gratuitas e além disso pagas, neste artigo apontamos os principais temas premium para as organizações.

Nesta etapa você define adicionalmente a parte visual do site que inclui as cores, tipologia, organização do menu, botões, entre outros recursos que os visitantes verão quando entrarem no site.

Etapa 3: programação

Agora começa o trabalho nos bastidores. A programação (também chamada back-end) envolve a estruturação dos códigos que fornecem funcionalidade ao site, que é diferente da parte visual (chamada front-end). Este artigo explica com mais profundidade a diferença entre os dois.

Esta parte do trabalho é mais complexa e específica. Embora alguns empresários sejam capazes de gerar sites sem conhecimentos de programação, se o desenvolvimento requer trabalho no código, é melhor delegá-lo a alguém que saiba como fazê-lo.

Etapa 4: Conteúdo

“O conteúdo é rei”. Esta frase cunhada por Bill Gates em 1996 é perpetuada até os dias de hoje no mundo do Marketing Digital. Em conclusão, não importa quão bom seu site pareça e quão limpo seu código esteja, ele não será eficaz o suficiente se o conteúdo não for bom o suficiente.

E se você estiver se perguntando o que é um grande conteúdo, a resposta é simples: conteúdo eficaz que é importante para o seu público-alvo.

Portanto, embora o termo seja simples, produzi-lo requer a construção de um plano de marketing de conteúdo para posicionar bem nos mecanismos de busca.

Etapa 5: Parecer favorável

O último passo é o aceno de cabeça, o instante em que o promotor lhe mostra o local. Se algo não se acomoda às suas expectativas, você pode solicitar que seja acomodado. Caso contrário, o lugar é entregue e você pode finalmente liberá-lo para o mundo para começar a fazer mais negócios.

Quais são os benefícios de criar um site?

Agora que você sabe quais são os passos para criar um site, vamos ver as vantagens que ele pode dar ao seu negócio.

Presença on-line

Um site se torna presente na Internet e este é o primeiro passo para alcançar novos consumidores. Em resumo, se no passado os clientes costumavam ir às lojas para obter informações e perguntar sobre os produtos, hoje em dia muitos deles o fazem através da Internet.

Isto torna a escolha da compra mais cuidadosa, já que a população revisa em detalhes cada produto ou serviço para escolher o melhor. Portanto, seu site deve fornecer todas as informações relacionadas à sua oferta.

Atingir o público em qualquer ponto do processo de compra

Embora uma das finalidades do site seja informar o público sobre o que sua empresa dá a fim de convencê-lo a comprar, o que dizer das pessoas que ainda não sabem que precisam de seu produto? Elas também são relevantes para sua prospecção comercial, uma vez que a viagem de compra (também chamada de funil de venda) de um comprador é composta de 3 fases:

  • topo do funil: o momento em que você descobre que tem um problema;
  • meio do funil: a fase em que o indivíduo procura soluções para o problema;
  • fundo do funil: aqui você descobre quem pode resolver o problema que você tem.

O conteúdo da web que fala sobre seu produto ou serviço é o fundo do funil. Portanto, o conteúdo do funil deve ser publicado em um blog (de preferência dentro do domínio de seu site) com a intenção de informar e educar seu público e assim, em última instância, conduzi-lo para fora da jornada de compra, consumindo sua oferta.

Aumento das vendas

Como o desempenho de seu site aumenta, como resultado, as vendas também tendem a aumentar. Vejamos um exemplo de caso que ilustra bem isto.

Vamos imaginar uma loja física localizada em uma rua por onde não passam muitas pessoas. Por causa disso, a loja recebe poucas pessoas e muito poucos consumidores.

Entretanto, um dia, a rua se torna mais movimentada e, como resultado, mais pessoas visitam a loja e as vendas aumentam. Em outras palavras, o planeta off-line e o planeta online não são diferentes.

Quanto mais visitantes o seu site receber, maior é a probabilidade de aumentar as vendas. Naturalmente, o acompanhamento de suas táticas de Marketing Digital é necessário para garantir que essas visitas sejam qualificadas, ou seja, que pertençam a pessoas interessadas em seu produto.

Autoridade digital

Como os clientes hoje têm mais possibilidades de escolha, eles certamente comprarão de quem tiver mais destaque no mercado. E como suas buscas pelo melhor produto são feitas na Internet, um site profissional desempenha um papel importante.

Em conclusão, uma vez que você tenha que decidir entre uma empresa que tenha todas as informações estruturadas, bem como um posicionamento on-line ideal, e outra que não tenha sequer um site, qual você acha que vai escolher? Sem dúvida, o primeiro por causa da autoridade online que ela tem.

O que um site deve ter?

Embora os sites tenham diferenças entre eles, não podem faltar certos aspectos em comum e aqui estão os mais importantes.

URLs amigáveis

Vamos supor que uma empresa fornece um serviço de estabilidade imobiliária e tem uma seção do site dedicada a ela cuja URL é:

nomedosite.com.br/para-o-bem-estar-de-todos-invista-seguranca-precial.

É extensa, não é? Assim, a URL ideal – e amigável – poderia ser:

nomedosite.com.br/seguranca-predial.

Como ela é, é mais amigável aos olhos de seu leitor e é otimizada para que o algoritmo saiba qual é a principal iniciativa desta parte do site.

Menu

Geralmente está na parte preeminente do site, e traz todos os itens de sua organização para seus visitantes navegarem.

Blog

Como assinalamos neste artigo, há uma diferença entre portal e blog, portanto é estrategicamente essencial que você tenha ambos.

Informações de contato

Quando um visitante conhece sua empresa e é atraído por sua oferta, ele vai querer entrar em contato com você, certo? Portanto, deixe todas as informações em uma parte específica do menu.

SEO

Para que a população encontre seu site nos motores de busca, é importante que ele seja otimizado para SEO. E para isso, é necessário conhecer as principais técnicas a este respeito.

Botões das mídias sociais

Quando você descobre conteúdo interessante em seu site ou blog, é comum que os visitantes queiram compartilhá-lo em redes sociais. E se os botões permanecerem lá para facilitar esta ação, tanto melhor!

Design responsivo

O Brasil tem bem mais de 230 milhões de telefones celulares ativos no território, um número superior à população do Brasil. Por esta razão, você precisa que seu site tenha um design ágil.

Velocidade

Você sabe quanto tempo, em média, as pessoas costumam esperar por um site para carregar? 3 segundos. Então, faça o teste para ter certeza de que o seu está nesta média.

Como gerar um site com o Stage?

Agora que você conhece os principais pontos de vista para a construção de sites, você está se perguntando como começar o seu, certo? Como já apontamos neste artigo os custos envolvidos na produção de um site, apresentamos aqui como você pode fazer isso a partir do Stage.

O que é o Stage?

Stage é uma plataforma para a criação de sites no WordPress, ideal tanto para organizações como para especialistas que trabalham com Marketing.

Embora o CMS forneça ferramentas para que você não tenha que construir um site a partir do zero, Stage possibilita que o indivíduo envolvido não se preocupe com os requisitos técnicos e, assim, se concentre nos pontos de vista que são mais relevantes, como por exemplo:

  • segurança para defender o site de prováveis ameaças virtuais;
  • aumento do desempenho e resultados de conversão;
  • suporte dedicado ao WordPress, que é constantemente primordial.

Quais são as propriedades da construção de sites no Stage?

Além de oferecer a você um site com bom desempenho, Stage adicionalmente tem união com as principais ferramentas de marketing, como por exemplo:

  • Hubspot;
  • RD Station;
  • MailChimp.

Portanto, se você tiver a automação de marketing organizada através de qualquer uma destas ferramentas, você pode continuar a usá-la no Stage.

Além disso, a plataforma foi estruturada para superar os próximos desafios:

  • carregamento lento do site;
  • independência em relação à equipe ou ao profissional da tecnologia;
  • falta de apoio para a solução de problemas.

O que os consumidores da Stage mencionam?

A Supersonic é uma das maiores autoridades digitais do país e confiou na Stage para um site mais rápido e voltado para a conversão.

Homini Lúpulo é um blog sobre cerveja e viu na Stage a possibilidade de ter um melhor domínio móvel e assim otimizar o tráfego.

A Acoplast aposta em uma boa experiência do cliente em seu site e aposta em Stage para ter um design profissional focado nesta experiência.

Como começar a gerar um site no Stage?

A Stage oferece planos que se ajustam às necessidades de cada um.

Se seu número de visitantes for de até 10 mil acessos, você deve atualizar para o projeto profissional, o que traz como bônus: cópias automáticas de estabilidade, SSL, o plugin Convert Premium e suporte via e-mail e chat. As vantagens são as mesmas para aqueles que têm até 40 mil visitas mensais, a diferença está apenas no custo.

Se você tem milhões de visitas por mês, você precisa conversar com um consultor, já que também terá uma equipe de suporte dedicada e uma integração consultiva.

Conclusão

Como você terá a possibilidade de verificar ao longo da leitura deste artigo, ter um site é importante na tática de uma organização, pois é o principal canal digital projetado para atrair o público certo e convertê-lo em oportunidades de negócios.

Para isso, o primeiro passo é comercializar um domínio e, além disso, um servidor que será o espaço web onde seu site e todos os arquivos serão armazenados.

Entretanto, em vez de depender de um programador, você pode produzir seu site por meio de Stage (incluindo os custos do servidor) e obter os resultados que você espera para sua organização.

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